sexta-feira, 7 de junho de 2013

Minha amada panificadora

Oi, amores e amoras...


Bom demais estar conseguindo passar por aqui  e visitar as amigas virtuais com mais frequência...

Desde sempre sou louca por pão caseiro... Dona Lady não era muito adepta da prática e confesso não me lembrar de ter comido nenhunzinho feito por ela... Já minha mãe, teve uma fase de fazedora de pães compulsiva... Era pão de cenoura, de tomate, de beterraba, de mandioquinha... Logo que mudamos prá Jundiaí, ela se empolgou com a cozinha, que era linda, e fazia pães quase diariamente...

Mas depois que mudamos do sítio, a vida pegou outros rumos e o tempo livre ficou cada vez mais raro prá minha mãe... e os pães viraram lembrança...

Ano passado, fiz um curso de panificação num dos shoppings aqui de Jundiaí... reproduzi as receitas algumas vezes, mas tudo sempre pedia muito espaço e isso é uma coisa que minha cozinha não tem muito...

Uns anos atrás, algumas marcas de eletrodomésticos lançaram algo que virou meu objeto de desejo supremo: uma panificadora elétrica... Mas, claro, por não ser algo tãããão barato assim, muito menos tãããão necessário assim, esse desejo foi ficando de lado... até que!!! Tcharaaammmm... Este ano eu comprei a minha queridinha...

Em abril ela veio enfeitar minha cozinha... Me fez reorganizar os eletrodomésticos e ganhou lugar de honra... Minha mãe se empolgou e decorou o que veio a se tornar o cantinho do café...


De lá prá cá a bichinha não parou... e eu ando até com saudade de pão francês... rss...

As primeiras receitas ficaram meio massudas, com jeitinho de embatumadas... Mas eu persisti, peguei o jeito, acertei as receitas e agora virei a louca dos pães... hauhauahuahauhauaha...

Hoje, especialmente, eu quero mostrar um pão que ficou com gostinho de sucesso...

Eu e o Rodrigo fizemos uma amizade (e parceria... hmmmm) muito bacana com o Daniel e a Juliana... Eles tem uma micro cervejaria super gracinha... Ontem, estivemos lá tratando detalhes de um evento, o Daniel estava fazendo a cerveja de trigo deles (que é ótima, btw) e me deu um pouco dos grãos que "sobram" da produção da cerveja... 

Olha... eu nem sei o que dizer... E nem vou dizer muito porque não é todo mundo que tem acesso a esse tipo de material... Mas, caraca!!!! Ficou delicioso!!! E como tem um monte de gente querendo, a maquininha está trabalhando a todo vapor desde ontem a noite... rss...


Ficou espetacular... Um pão de grãos macio, suave... sem aquele monte de sementinha chata... rss...

Se você tiver acesso a uma cervejaria na sua cidade (procura direito... as vezes ela existe e você nem sabe...), muna-se de cara de pau e peça mesmo... Você vai precisar de cerca de um copo para cada receita... Vale muito a pena...

Prestigiar o que você tem na sua região, por si só, já é bacana... Se isso ainda render reaproveitamento então... vish... rss...

Beijos açucarados ;o)

Nenhum comentário: